quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Esboço Bíblico...

TEMA: A VITÓRIA DO REI JOSAFÁ

“Então, voltaram todos os homens de Judá e Jerusalém, e Josafá, à frente deles, para irem a Jerusalém com alegria, porque o SENHOR os alegrara acerca dos seus inimigos” (2 Cr 20.27).






Ninguém está isento de ter inimigos, pois eles surgem às vezes de coisas fúteis, desde uma pequena desavença a uma guerra, em muitas ocasiões nos deparamos com situações ou tempestades inesperadas que são capazes de nos assolar, entretanto não devemos desistir, pois a nossa confiança estar em um Deus todo poderoso, assim como Ele concedeu vitória a Josafá, seremos também vitoriosos. Mediante esse contexto queremos discorrer e focalizar as circunstâncias vividas por Josafá naquele momento de afronta; estratégias dos inimigos; qual a sua atitude do rei diante da situação e a quem buscou socorro.






Entendemos que cada situação deve-se ter uma maneira de agir, dependendo do oponente, pois cada inimigo tem as suas estratégias para confrontar, intimidar e gerar medo, é exatamente nesse momento que necessitamos de comedimento, força, coragem e determinação. Antes de agir primeiramente deve-se estudar qual a estratégia usada pelo inimigo e não desviar dele o foco (Ne 6.3).






Quem eram os inimigos de Josafá?

Os inimigos de Josafá eram os moabitas e os amonitas e juntamente com eles uma grande multidão, diante dessa situação ele temeu, o medo se instalou no seu coração, isso é normal em todo ser humano (2 Cr 20.3a), porém antes de tomar qualquer posição contra os seus inimigos ele buscou primeiramente ao Senhor (2 Cr 20.3a). O medo foi bastante proveitoso, o motivou a buscar a Deus, como também levou todo povo a clamar com jejum e orações (2 Cr 20.3b).







Geralmente só buscamos ao Senhor nos momentos mais difíceis (Sl 83.16,18; At 17.27) exatamente quando a situação parece não ter solução. As dificuldades que enfrentamos muitas vezes nos levam a tomar atitudes que agradam a Deus (Jn 1.12).






A reação

A maneira como Josafá reagiu foi a mais acertada, buscar ao Senhor. Procurar esse tipo de ajuda em tempos difíceis é querer vencer (2 Cr 20.12) realmente essa foi uma atitude corajosa. A nossa reação deve ser com ações de coragem e não de covardia (2 Tm 1.7). O profeta Elias fez o inverso de Josafá (I Rs 19.3; Ec 10.4), ao invés de reunir forças e ter calma (Ec 10.4). Uma atitude corajosa faz parte da estratégia de quem quer ter vitória.






As dificuldades geram oportunidades para buscarmos a Deus, a fim de encontrarmos soluções para os nossos problemas (Mt 8.24,25).






A oração de Josafá

Josafá baseou a sua oração e confiança em Deus, em cinco verdades principais: (1) Deus tem poder sobre todas as pessoas e todas as situações (vv. 6,7); (2) Deus tem sido fiel ao seu povo, no passado e no presente (vv7-9); (3) O povo de Deus está falido sem Ele (v 12); (4) As promessas de Deus são um fundamento sólido para a fé (vv 14-17,20); (5) A presença ativa de Deus entre o seu povo resulta em livramento e vitória (v 17). (Bíblia de Estudo Pentecostal)







O que nos leva a buscar o socorro do Senhor são as impossibilidades de vencermos sozinhos os inimigos que nos rodeiam (2 Cr 32.19-22;Sl 3.1-4), com a presença de Deus não temeremos por mais numerosos que sejam (Sl 27.3; 2 Sm 22.30), ainda que esteja no vale da sombra da morte não devemos temer (Sl 23.4). Deus não permite que sejamos derrotados e reduzidos ao pó (Isa 54.17).






Resultado da oração

A revelação de Deus foi extraordinária, a única maneira de ver a manifestação dele em nosso meio é através da oração e consagração (At 13.2,3). Muitas vezes o Senhor quer nos falar, mas é necessário que ele gere um motivo para nos dizer algo que necessitamos ouvir. A oração resultou em encorajamento da parte de Deus através de Jaaziel, um levita que estava mo meio da congregação, parece ter sido momento único porque não há registro sobre esse profeta que através do Espírito do Senhor encorajou o rei de Judá, entretanto devemos reconhecer que só haverá avivamento e encorajamento da parte de Deus se o buscarmos por meio da oração (2 Cr 20.14; At 4.31,33).







A mensagem profética foi decisiva naquele momento, inclusive mostrando todas as trajetórias e pormenores para a peleja (2 Cr 20.15-16). O Senhor disse a Josafá a peleja é minha (Cr 20.17; Ex 14.14; 15.3), após ser ele encorajado passou a encorajar o povo para a guerra, precisamos crer no Senhor para estarmos seguros (2 Cr 20.20; Pv 29.25), louvar a Deus faz parte da estratégia para a vitória (2 Cr 20.18). Josafá encorajado organizou a marcha da seguinte forma: Cantores para louvarem ao Senhor saindo á frente dos armados, porque as estratégias de Deus são diferentes das nossas, ele se utiliza de coisas simples para confundir as que são (I Co 1.27,28) para que ninguém se glorie perante ele (I Co 1.29) “Ele é quem dá vitória ao rei...” (Sl 33.16,17; 144.10; Pv 21.31).






Quando a nossa confiança é depositada em Deus, ela nos leva ao caminho da vitória. Essa confiança deve ser permanente em todas as circunstancias até o fim. Deus quer sempre nos ajudar nas batalhas, mas devemos nos organizar espiritualmente tomando o caminho da oração e jejum como fez Josafá naqueles dias. A vitória foi certa (2 Cr 20.23-25) e após essa vitória ele se reuniu no vale de Beraca agradeceu a Deus e depois marcha para Jerusalém cantando e tocando os seus instrumentos (2 Cr 20.26-30). Deus ainda é o mesmo, da maneira que ele deu vitória ao rei, nos dará também, porque nEle não há mudanças nem variações e sempre que clamarmos nos ouvirá (Sl 34.15).






“Buscar-me-eis e me achareis quando buscardes de todo o vosso coração” Jr 29.13.



Nenhum comentário:

Postar um comentário